quarta-feira, 9 de julho de 2008

Feriado 09 de julho ! Pq ?

Tudo bem que brasileiro ama feriado, e não me excluo desta generalização não ! Porém também é fato que pouco sabemos sobre eles...
Então aí vai um resumo do pq estamos comemorando hoje, e conseguentemente tendo uma folga do trabalho !
Ah.... É claro que fica ao seu critério "perder" alguns minutos lendo sobre o assunto, ou permanecer na ignorância !


"A Revolução de 32 foi um movimento armado que teve duração de três meses e que tentou reunir forças de vários estados brasileiros para impedir a continuação do governo provisório de Getúlio Vargas, instaurado em 1930, exigindo eleições presidenciais, uma nova constituição e o retorno imediato do país ao estado de direito.

UM RESUMO DO QUE FOI A REVOLUÇÃO DE 32

- Em julho de 1932, explode em São Paulo uma revolta contra o presidente Getúlio Vargas.

- Tropas federais são enviadas para conter a rebelião. As forças paulistas lutam contra o exército durante três meses.

- O episódio fica conhecido como a Revolução Constitucionalista de 1932.
- Em 1930, uma revolução derrubava o governo dos grandes latifundiários de Minas Gerais e São Paulo.

- Getúlio Vargas assumia a presidência do Brasil em caráter provisório, mas com amplos poderes.

- Todas as instituições legislativas foram abolidas, desde o Congresso Nacional até as Câmaras Municipais.

- Os governadores dos Estados foram depostos. Para suas funções, Vargas nomeou interventores.

- A política centralizadora de Vargas desagrada as oligarquias estaduais, especialmente as de São Paulo.

- As elites políticas , do Estado economicamente mais importante, sentem-se prejudicadas e os liberais reivindicam a realização de eleições e o fim do governo provisório.

- O governo Vargas reconhece oficialmente os sindicatos dos operários, legaliza o Partido Comunista e apóia um aumento no salário dos trabalhadores. Estas medidas irritam ainda mais as elites paulistas.

- Em 1932, uma greve mobiliza 200 mil trabalhadores no Estado. Preocupados, empresários e latifundiários de São Paulo se unem contra Getúlio Vargas.

- No dia 23 de maio é realizado um comício reivindicando uma nova constituição para o Brasil. O comício termina em conflitos armados.

- Quatro estudantes morreram: Martins, Miragaia, Dráuzio e Camargo. As iniciais de seus nomes formam a sigla MMDC, que se transforma no grande símbolo da revolução.

- Em julho, explode a revolta. As tropas rebeldes se espalham pela cidade de São Paulo e ocupam as ruas. A imprensa paulista defende a causa dos revoltosos. Uma intensa campanha de mobilização é acionada.

- A população adere à rebelião. Um grande número de pessoas se alista para a luta.

- Quando se inicia o levante, uma multidão sai às ruas em seu apoio. Tropas paulistas são enviadas para os fronts em todo o Estado.Mas ad tropas federais são mais numerosas e bem equipadas. Aviões são usados para bombardear cidades do interior paulista.. 35 mil homens de São Paulo enfrentam um contingente de 100 mil soldados. Os revoltosos esperavam a adesão de outros estados, o que não aconteceu.

- Em outubro de 32, após três meses de luta, os paulistas se rendem. Prisões, cassações e deportações se seguem à capitação. Estatísticas oficiais apontam 830 mortos. Estima-se que centenas a mais de pessoas morreram sem constar dos registros oficiais

- A revolução Constitucionalista de 1932, foi o maior confronto militar no Brasil no século XX. Apesar da derrota paulista em sua luta por uma constituição, dois anos após o combate , em 1934, o objetivo dos paulistas foi alcançado, com a convocação de uma Assembléia Nacional Constituinte.

Em 1997, o então governador Mário Covas decretou que a data de 9 de julho seria feriado estadual em comemoração a Revolução de 32, baseado na Lei federal nr. 9.93/95, que autorizava cada Estado a adotar uma "data magna", ou seja, uma data importante para sua história.."

Fonte:
http://www.davison.com.br/jornal06/ma_revolucao.htm

Nenhum comentário: