terça-feira, 29 de julho de 2008

A child dies from hunger EVERY 7 SECONDS

The spreading international food crisis kills thousands of innocent children every day.




As a result of widespread drought, skyrocketing oil prices, international economic woes and the recent Asian disasters, a worldwide food shortage has developed that is even more deadly than previously imagined. It's being called the "silent tsunami," a quiet yet severe crisis contributing to the deaths of more than an estimated 14,000 children each day. These defenseless children die slowly — and quietly — directly from starvation or indirectly from their inability to resist common diseases.


We can't allow their faint voices to go unheard. That's why I'm writing — to tell you there IS a way that, together, we can do something about this crisis right now.


Entrem em: http://www.worldvision.org/donate.nsf/child/IM-hunger-08?Open&campaign=11071912&cmp=EMC-11071912&ppi=

Fonte: World Vision United States — Building a Better World for Children



quarta-feira, 9 de julho de 2008

Feriado 09 de julho ! Pq ?

Tudo bem que brasileiro ama feriado, e não me excluo desta generalização não ! Porém também é fato que pouco sabemos sobre eles...
Então aí vai um resumo do pq estamos comemorando hoje, e conseguentemente tendo uma folga do trabalho !
Ah.... É claro que fica ao seu critério "perder" alguns minutos lendo sobre o assunto, ou permanecer na ignorância !


"A Revolução de 32 foi um movimento armado que teve duração de três meses e que tentou reunir forças de vários estados brasileiros para impedir a continuação do governo provisório de Getúlio Vargas, instaurado em 1930, exigindo eleições presidenciais, uma nova constituição e o retorno imediato do país ao estado de direito.

UM RESUMO DO QUE FOI A REVOLUÇÃO DE 32

- Em julho de 1932, explode em São Paulo uma revolta contra o presidente Getúlio Vargas.

- Tropas federais são enviadas para conter a rebelião. As forças paulistas lutam contra o exército durante três meses.

- O episódio fica conhecido como a Revolução Constitucionalista de 1932.
- Em 1930, uma revolução derrubava o governo dos grandes latifundiários de Minas Gerais e São Paulo.

- Getúlio Vargas assumia a presidência do Brasil em caráter provisório, mas com amplos poderes.

- Todas as instituições legislativas foram abolidas, desde o Congresso Nacional até as Câmaras Municipais.

- Os governadores dos Estados foram depostos. Para suas funções, Vargas nomeou interventores.

- A política centralizadora de Vargas desagrada as oligarquias estaduais, especialmente as de São Paulo.

- As elites políticas , do Estado economicamente mais importante, sentem-se prejudicadas e os liberais reivindicam a realização de eleições e o fim do governo provisório.

- O governo Vargas reconhece oficialmente os sindicatos dos operários, legaliza o Partido Comunista e apóia um aumento no salário dos trabalhadores. Estas medidas irritam ainda mais as elites paulistas.

- Em 1932, uma greve mobiliza 200 mil trabalhadores no Estado. Preocupados, empresários e latifundiários de São Paulo se unem contra Getúlio Vargas.

- No dia 23 de maio é realizado um comício reivindicando uma nova constituição para o Brasil. O comício termina em conflitos armados.

- Quatro estudantes morreram: Martins, Miragaia, Dráuzio e Camargo. As iniciais de seus nomes formam a sigla MMDC, que se transforma no grande símbolo da revolução.

- Em julho, explode a revolta. As tropas rebeldes se espalham pela cidade de São Paulo e ocupam as ruas. A imprensa paulista defende a causa dos revoltosos. Uma intensa campanha de mobilização é acionada.

- A população adere à rebelião. Um grande número de pessoas se alista para a luta.

- Quando se inicia o levante, uma multidão sai às ruas em seu apoio. Tropas paulistas são enviadas para os fronts em todo o Estado.Mas ad tropas federais são mais numerosas e bem equipadas. Aviões são usados para bombardear cidades do interior paulista.. 35 mil homens de São Paulo enfrentam um contingente de 100 mil soldados. Os revoltosos esperavam a adesão de outros estados, o que não aconteceu.

- Em outubro de 32, após três meses de luta, os paulistas se rendem. Prisões, cassações e deportações se seguem à capitação. Estatísticas oficiais apontam 830 mortos. Estima-se que centenas a mais de pessoas morreram sem constar dos registros oficiais

- A revolução Constitucionalista de 1932, foi o maior confronto militar no Brasil no século XX. Apesar da derrota paulista em sua luta por uma constituição, dois anos após o combate , em 1934, o objetivo dos paulistas foi alcançado, com a convocação de uma Assembléia Nacional Constituinte.

Em 1997, o então governador Mário Covas decretou que a data de 9 de julho seria feriado estadual em comemoração a Revolução de 32, baseado na Lei federal nr. 9.93/95, que autorizava cada Estado a adotar uma "data magna", ou seja, uma data importante para sua história.."

Fonte:
http://www.davison.com.br/jornal06/ma_revolucao.htm

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Ingrid Betancourt libertada !

Aposto que vc pelo menos uma vez durante este dia leu algo parecido com isso seja na internet, jornais, revistas... etc; porém aposto também que a maioria das pessoas literalmente boiou no assunto em questão, e consequentemente surgiram várias questões:

• Quem é Ingrid Betancourt ?

• Que coisa é esta de FARC ?

• A FARC está na Colômbia, mas onde ?

• O que temos a ver com isso ?

Foram as que consigo pensar e formular no momento....

Vamos a princípio ao fato do dia:




Ingrid Betancourt agradece resgate a militares colombianos
BOGOTÁ (Reuters) - A ex-candidata presidencial Ingrid Betancourt agradeceu, nesta quarta-feira, às Forças Armadas colombianas pela operação que a resgatou das mãos das Farc, junto com outros 14 reféns, incluindo três norte-americanos.

"Acredito que este é um sinal de paz para a Colômbia, nós podemos conseguir a paz e confiamos em nossas Forças Militares e quero agradecer a cada um dos soldados da Colômbia", disse Ingrid, que caiu no choro ao falar a uma emissora do Exército, em suas primeiras declarações depois de ser resgatada do cativeiro das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).
"Eu sou testemunha de que a operação foi absolutamente impecável", acrescentou.
(Reportagem de Nelson Bocanegra e Javier Mozzo)

Fonte:
http://www.msn.com.br/



A história das Farc´s tem raízes profundas na América do Sul que implicam em consequências muito maiores do que sou capaz de explicar, porém o mínimo de informação sobre o assunto é necessário, então:

• Quem é Ingrid Betancourt ?

Ingrid Betancourt nasceu em Bogotá, estudou em Paris e tem 46 anos, dos quais os últimos seis anos e três meses passou no meio da mata, vivendo em condições precárias como refém das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

A parlamentar, resgatada nesta quarta-feira (2), foi seqüestrada em 23 de fevereiro de 2002 na região de Caquetá.

Betancourt era uma das mais importantes reféns que as Farc mantinham em cativeiro. Ela fazia parte do grupo de 40 prisioneiros políticos passíveis de troca por guerrilheiros presos pelo governo colombiano.


Betancourt nasceu em 1946 e aos 31 anos foi estudar ciências políticas na França. Em 1990, voltou para a Colômbia. Quatro anos depois, foi eleita deputada e, em 1998, fundou o partido Verde Oxígeno e foi eleita senadora.

No começo de 2002, Betancourt anunciou sua candidatura às eleições presidenciais e em fevereiro deste mesmo ano foi levada pelos guerrilheiros.


Fonte: http://www.g1.com.br/


• Que coisa é esta de FARC ?

Fundada em 1964, a organização tem como propósito anunciado usar a luta armada para derrubar o governo para instalar um regime marxista no país.

Suas táticas mudaram, no entanto, em 1990, depois que forças paramilitares passaram atacar os focos rebeldes. Pressionada, a guerrilha envolveu-se no tráfico de drogas colombiano para levantar dinheiro para sua campanha.

Alguns analistas afirmam que o grupo perdeu seus ideais políticos para administrar o lucrativo negócio. Na segunda metade da década de 1990, os guerrilheiros iniciam uma campanha de seqüestros que, para esses observadores, tornaram-se um fim em si mesmo.

Para os Estados Unidos e União Européia o grupo é considerado terrorista.


O grupo é comandando por um secretariado, cujo líder máximo é Manuel Marulanda, também conhecido como "Tiro Fijo". Estima-se que a guerrilha possua 16 mil soldados.

Fonte: http://www.estadao.com.br/



• A FARC está na Colômbia, mas onde ?




• O que temos a ver com isso ?

Esta foi a questão que meu amigo me lançou quando comentei o assunto agora a pouco... Por alguns segundos quis estrangulá-lo lentamente até a morte !
O que temos a ver com isso ?
Talvez nada....
Talvez tudo...
Isso eu vou deixar para quem passa por aqui, e se interessa ao menos em ler uma linha do que está escrito, descobrir... Afinal não gosto de teorias prontas, meu intuito aqui é fazer pensar, ver as coisas como realmente são, enxergar o mundo além do que acontece no site de fofocas ou no jogo de quarta-feira !
A dica que deixo é simples: talvez vc ainda não tenha percebido mas hoje o mundo todo está interligado, portanto, sim... temos algo a ver com o que acontece !


Questão para eu pensar, e quem mais quiser pensar comigo:

Será mesmo, que segundo andam comentando, a libertação de alguns reféns (inclusive dos mais importantes) é uma mostra de que o poder da FARC está enfraquecendo ?

terça-feira, 1 de julho de 2008

Libertem Ativistas

Este é o mundo real...
Se vc não sabe muito sobre o assunto busque informações no site do Greenpeace, caso já saiba mande seu e mail imediatamente.
Talvez o que estamos fazendo não seja muito, mas talvez já seja o suficiente para sabermos que estamos fazendo uma pequena parte !



"Ativistas do Greenpeace foram presos no Japão por denunciarem o contrabando de carne de baleia envolvendo o programa de caça na Antártica patrocinado pelo governo japonês.

Junichi Sato e Toru Suzuki foram acusados de roubarem uma caixa de carne de baleia que foi apresentada por eles como evidência do contrabando. Os ativistas exigiram uma investigação do governo japonês e o promotor público de Tóquio concordou que havia evidência suficiente da irregularidade. Essa investigação ainda não foi concluída.

Nossos ativistas são inocentes de qualquer crime. Eles foram presos por devolver carne de baleia que foi roubada do povo japonês que paga impostos, e por expôr uma fraude que pode chegar às mais altas instâncias das agências do governo que comandam o programa de caça às baleias.

Por favor escreva para o primeiro-ministro japonês e para o ministro das Relações Exteriores e exiga a libertação imediata dos ativistas.

--------------------------------------------------------------------------------

Para:

Primeiro-ministro japonês
Yasuo Fukuda
g03872@shugiin.go.jp

Ministro das Relações Exteriores
Masahiko Koumura
oda@mofa.go.jp

Embaixador do Japão no Brasil
eojb022@nethall.com.br
Ken Shimanouchi

Cônsul Geral do Japão no Brasil
cgjpol02@arcstar.com.br
Masuo Nishibayashi



Caros ministros,

Escrevo para protestar, de maneira incisiva, contra a prisão de Junichi Sato e Toru Suzuki, que denunciaram o contrabando de carne de baleias no Japão.

Esses ativistas são inocentes. Eles devolveram a caixa de carne de baleias roubada da população japonesa que paga impostos. Eles cooperaram abertamente com a Polícia devolvendo a carne de baleia e apresentaram um dossiê completo de como ela foi obtida.

Com as evidências apresentadas, o promotor público de Tóquio deu início a uma investigação sobre o contrabando de carne de baleia que levanta sérias dúvidas sobre a escala e a extensão da irregularidade no programa de caça às baleias promovida pelo Japão na Antártica.

Essa investigação pode chegar às mais altas instâncias do governo japonês. Os responsáveis pelo escândalo têm que ser punidos. Prender ativistas que denunciaram o escândalo não é aceitável e sugere que a corrupção que eles revelaram à atenção mundial corre solta no governo japonês.

É um princípio essencial da democracia que aqueles que agem para expor irregularidade de um governo não devem estar sujeitos à intimidação ou ameaças.

Por favor, libertem os ativistas e persigam os criminosos.

Atenciosamente, ..... "

Fonte: www.greenpeace.com.br