domingo, 29 de junho de 2008

Guerra entre iguais


Todo mundo pelo menos uma vez na vida já ouviu falar nos conflitos intensos entre sunitas e xiitas ! O fato é: nem eu como estudante de política conseguia diferenciar os dois, e por isso acaba se gerando uma grande incógnita: Pq eles se odeiam tanto se são tão iguais ?

Pois bem, pensando nisso resolvi buscar informações.... Com os dados abaixo abre-se um novo prisma sobre os fundamentos desta guerra entre duas ramificações do islamismo. Vejam:


• Divisões do Islamismo •


Os muçulmanos estão divididos em dois grandes grupos, os sunitas e os xiitas. Essas tendências surgem da disputa pelo direito de sucessão a Maomé. A divergência principal diz respeito à natureza da chefia: para os xiitas, o líder da comunidade (imã) é herdeiro e continuador da missão espiritual do Profeta; para os sunitas, é apenas um chefe civil e político, sem autoridade espiritual, a qual pertence exclusivamente à comunidade como um todo (umma). Sunitas e xiitas fazem juntos os mesmos ritos e seguem as mesmas leis (com diferenças irrelevantes), mas o conflito político é profundo.


Sunitas - Os sunitas são os partidários dos califas abássidas, descendentes de all-Abbas, tio do Profeta. Em 749, eles assumem o controle do Islã e transferem a capital para Bagdá. Justificam sua legitimidade apoiados nos juristas (alim, plural ulemás) que sustentam que o califado pertenceria aos que fossem considerados dignos pelo consenso da comunidade. A maior parte dos adeptos do islamismo é sunita (cerca de 85%). No Iraque a maioria da população é xiita.


Xiitas - Partidários de Ali, casado com Fátima, filha de Maomé, os xiitas não aceitam a direção dos sunitas. Argumentando que só os descendentes do Profeta são os verdadeiros imãs: guias infalíveis em sua interpretação do Corão e do Suna, graças ao conhecimento secreto que lhes fora dado por Deus. São predominantes no Irã e no Iêmen. A rivalidade histórica entre sunitas e xiitas se acentua com a revolução iraniana de 1979 que, sob a liderança do aiatolá Khomeini (xiita), depõe o xá Reza Pahlevi e instaura a República islâmica do Irã.


Outros grupos - Além dos sunitas e xiitas, existem outras divisões do islamismo, entre eles os zeiitas, hanafitas, malequitas, chafeitas, bahais, sunitas, hambaditas. Algumas destas linhas surgem no início do Islã e outras são mais recentes. Todos esses grupos aceitam Alá como deus único, reconhecem Maomé como fundador do Islamismo e aceitam o Corão como livro sagrado. As diferenças estão na aceitação ou não da Suna como texto sagrado e no grau de observância das regras do Corão.




E mais uma vez apenas o respeito e aceitação das diferenças de pensamentos seriam suficientes para acabar com uma luta que não te fim ! Mas somos seres humanos afinal de contas, não é ? E este fato nos transforma nos seres mais Racionais utilizando da irracionalidade como forma de argumento !


Pense nisso...


2 comentários:

Anônimo disse...

Que loucooooo
Nossa... depois a cult sou eu... mto bom conhecer um pouco mais dos muçulmanos...
Os brasileiros ficam com a cultura que as novelas da Globo impõem... não se interessam por mais nem por menos...
esse país é mto globOlizado!!
Beijossss

Unknown disse...

meo, vc eh mt inteligente..
me assusta!!